fazer uma mudança entre estados
Publicado em 27 de dezembro de 2022

Como fazer uma mudança entre estados eficiente?

Quem já fez uma mudança sabe: o processo exige planejamento e organização. E mesmo assim, nem sempre é uma tarefa simples. Agora pense em mudar tudo que você tem para outro estado. Chega a dar calafrios de pensar em tudo que precisa ser feito até chamar o novo local de lar. Pensando em facilitar a vida, a Lossani Transportes, sua transportadora de móveis trouxe, no artigo de hoje, algumas dicas para fazer uma mudança entre estados de forma segura e eficiente. Comece essa nova fase da vida com mais tranquilidade e sem transtornos. Confira! 

5 dicas para fazer uma mudança entre estados de forma segura e eficiente

1 – Planeje prazos e faça um cronograma

Algumas pessoas têm procurado lugares mais tranquilos. Outras são transferidas por causa do trabalho. Mas, independente do motivo, fazer uma mudança interestadual é sempre um processo que demanda tempo e muito planejamento. 

Dessa forma, o melhor a fazer é criar um cronograma. Quanto tempo você precisa avisar o dono do apartamento, se for alugado, por exemplo? Ou quanto tempo vai demorar o transporte dos móveis em si? Para isso, o ideal é criar uma planilha simples no excel e colocar todas as coisas que precisam ser resolvidas e o tempo médio que elas vão demorar. Assim, você não fica enrolando e deixa tudo organizado para o dia da mudança de fato. 

2 – Faça uma triagem de móveis, documentos e objetos

Assim como tudo na vida, de tempos em tempos precisamos rever tudo que temos e o que não usamos mais. Quando vamos fazer uma mudança entre estados, isso é ainda mais importante. Reveja os móveis que tem e se vai querer continuar com eles. O mesmo vale para objetos. Tire tudo que está quebrado, sem par ou que já enjoou. De repente você pode vender os que estão em bom estado na internet e ainda ganhar um dinheiro extra.  

Outro ponto importante são os documentos. Faça a limpa e separe tudo que realmente é essencial. Contas de luz e outras despesas  de contas pagas só precisam ser guardadas por 5 anos. Depois, basta fazer o descarte apropriado. 

3 – Cuidado na hora de embalar/etiquetar

Na hora de fazer o desmonte dos móveis é preciso ter cuidado para não estragar ou arranhar nenhuma parte. Por isso, é necessário ter bastante cuidado ao embalar itens da mudança. O melhor a fazer é: 

  • separar os itens nas embalagens necessárias; 
  • embalar os itens frágeis separados e muito bem identificados; 
  • se prevenir com o que tiver líquidos colocando plástico filme a fim de evitar vazamentos; 
  • distribuir bem o peso das caixas para não ficar muito pesada ou muito leve;
  • não deixe para embalar na última hora;
  • cuidado com as caixas utilizadas e escolha diferentes materiais como papelão, plástico e madeira, por exemplo, para diferentes fins.

Depois disso, chegou a hora de etiquetar. Para facilitar e deixar o processo mais prático, junte objetos por categorias (sala de estar, banheiro, cozinha). Lembre-se de destacar as caixas que tenham objetos frágeis e/ou perecíveis. Assim, ao chegar no novo estado, essas deverão ser as primeiras no desempacotamento.

4 – Comunique parentes e amigos próximos

Esse é um item que muitas vezes é esquecido por quem faz mudança entre estados: comunicar pessoas próximas. Imagine que um amigo saiu de longe e gastou tempo para ir te visitar e somente quando chega ao local, descobre que você não mora mais lá. Parece uma coisa simples, mas o esquecimento pode causar problemas. Por isso, comunique os familiares e amigos mais próximos. Faça uma mensagem padrão e envie da melhor forma possível. Pode ser via e-mail, WhatsApp e até mesmo pessoalmente. 

Outro ponto importante é avisar as empresas de serviço. Faturas, correspondências  e mensagens do seu plano de saúde, por exemplo, podem ficar parados na sua antiga caixa de correio. Ninguém quer pagar uma multa por atraso ou perder uma data importante porque não fez o comunicado ou a troca de endereço no cadastro das empresas. Não deixe para depois! Avise a todos os estabelecimentos que enviam correspondência periódica. Assim, quando você chegar no novo estado, já terá tudo pronto e organizado. Os serviços mais comuns para você fazer um checklist são: 

  • água;
  • luz;
  • bancos;
  • tv a cabo;
  • telefone/celular 
  • assinaturas de revistas ou produtos;
  • plano de saúde.

5 – Fale com quem entende

Quando precisar fazer uma mudança entre estados, é bom contar com quem entende. Por isso, pesquise e contrate uma empresa especializada. Com pessoal qualificado, eles podem facilitar e agilizar todo o processo. Além disso, dê preferência para aquelas que oferecem seguros para seus móveis. Busque a opinião de quem já contratou e pesquise referências na internet. Você já tem um monte de coisas para resolver, não precisa de uma empresa que te dê dor de cabeça ou não resolva tudo que precisa. 

Somente uma empresa especializada em mudança entre estados pode saber pontos como: 

  • o tempo médio para transporte e finalização da entrega da mudança;
  • distância total do antigo para o novo local;
  • número de colaboradores necessários para realizar o serviço;
  • inventário com número exato de itens a serem transportados;
  • número de veículos necessários para o transporte.

Chame a Lossani Transportes para fazer sua mudança entre estados!

A Lossani Transportes faz mudança residencial SP há mais de 15 anos. 

Com profissionais experientes e qualificados, oferecemos uma mudança entre estados de forma segura e muito mais eficiente. Assim, você não precisa se preocupar com nada. Além disso, temos atendimento completo e oferecemos ainda seguro dos seus móveis e demais bens. Entre em contato e tire suas dúvidas!

 

Links Úteis:

Empresa de mudança SP

Empresa especializada em mudança SP