Funcionário da Lossani Transportes fazendo a limpeza pré-mudança.
Publicado em 18 de junho de 2024

Limpeza pré-mudança: entenda como fazer

Quando você resolve mudar de casa ou precisa entregar um apartamento porque o dono pediu, por exemplo, começa uma fase complicada. Organizar uma mudança residencial não é uma coisa simples e mexe com toda a rotina das pessoas que moram juntas. Mas, além disso, é preciso pensar na limpeza pré-mudança. Além de facilitar a colocação dos móveis no novo local, é muito mais fácil limpar com os espaços vazios. Pensando nisso, a Lossani Transportes trouxe, no artigo de hoje, algumas dicas para realizar essa limpeza e não ter mais problemas. Leia o texto e confira!

Materiais necessários

Fazer uma limpeza pré-mudança é uma ótima ideia para garantir que sua a nova fase da sua vida comece com o pé direito. A seguir, indicamos alguns materiais úteis para esse processo. Indicamos o passo a passo logo depois. Veja os principais itens:

  • multiuso;
  • limpador de vidros;
  • desinfetante;
  • esponja;
  • vassoura;
  • rodo;
  • aspirador de pó;
  • luvas de borracha;
  • máscara facial e outros produtos de limpeza.

Então, como devo fazer a limpeza pré-mudança?

1- Comece pelos móveis

A limpeza pré-mudança começa ainda no antigo local. Antes mesmo de empacotar os móveis, você já pode limpá-los. Isso porque essa ação facilita na hora de desembalar. Pense que depois de estar com a sua nova sala, por exemplo, limpa e pintada, desembalar um móvel cheio de poeira pode deixar o local sujo novamente.

Ao fazer uma limpeza inicial, você já começa sem o “grosso” da sujeira. Além disso, depois basta passar um pano seco para tirar o pó que vai ficar com a movimentação dos móveis.

2- Faça uma triagem de móveis e objetos

Não adianta simplesmente embalar tudo da outra casa sem fazer uma triagem, certo? Se o local que você está indo for menor, essa dica é ainda mais importante. Por isso, avalie dos móveis aos itens pessoais antes de embalar e etiquetar as caixas. Será que você vai ler novamente todos os livros que só servem para acumular poeira na estante? Será que aquele móvel arranhado ainda combina com o seu estilo? E os itens de decoração, você ainda quer uma casa com paredes cheias de quadros?

A sua casa deve ter a sua cara, mas a triagem serve para ajudar a dar mais espaço e uma cara diferente para seu novo lar. Lembrando que existem várias instituições que aceitam doações de móveis e outros itens. Que tal pensar nessa opção?

3- Faça a limpeza e reparos gerais no espaço

O período de pré-mudança exige tempo e planejamento. Você pode precisar fazer reparos no novo espaço, o que pode gerar bastante sujeira e pó. Se forem necessários, faça-os antes de começar a limpar. Depois, passe para a higienização.

A limpeza pré-mudança é aquela mais geral que ocorre com o imóvel ainda vazio. Ela deve ser completa e eficiente. Esse tipo de limpeza é o momento oportuno para limpar locais da casa que depois no dia a dia serão mais difíceis de serem limpos como janelas, portas, e box do banheiro.

4- Limpe o chão

A correta higienização do chão é algo essencial. A limpeza pré-mudança deve ser mais intensa e completa. Isso porque ela não será feita de forma periódica. Com uma boa limpeza, no futuro, será necessário apenas uma conservação dos ambientes. Nessa hora, você pode fazer sozinho, ou contratar uma empresa que faça a terceirização dos serviços de limpeza profissional para lhe ajudar.

Pense que os locais de uso frequente merecem mais atenção. Isso vale principalmente para sala e cozinha. Esses ambientes costumam ter um fluxo maior de pessoas. No restante da casa, verifique se ainda não há marcas de uso como arranhões e pequenos pedaços quebrados. Pode ser necessário fazer consertos antes dos móveis chegarem.

5- Cuidado com as paredes

Nem sempre fazer a limpeza pré-mudança das paredes é uma tarefa simples. Tudo depende do tipo de revestimento. Uma parede de ladrilhos, por exemplo, tem uma limpeza mais fácil do que uma pintada ou com papel de parede

Geralmente, nesses casos é preciso fazer uma nova pintura para garantir que os ambientes fiquem limpos de verdade. Além disso, é nessa fase que você começa a dar identidade à nova casa. Aproveite para pensar em cores variadas, estilos e novas formas de decoração. Faça um cômodo por vez e vá avançando. Assim, você pode começar a se organizar aos poucos e não se mudar com uma completa bagunça.

O ideal é que você comece o processo de limpeza pré-mudança pelo menos uma semana antes da mudança efetiva. Esse tempo é o suficiente para não dar tempo de acumular pó novamente até que tudo esteja organizado.

6- A mudança

Tudo limpo? Após a limpeza pré-mudança, chegou a hora, então, da mudança efetiva! Agora, todos os móveis que passaram pela triagem, foram limpos e embalados devem chegar ao apartamento ou casa nova. Mas, como? O ideal é que você contrate uma empresa qualificada para ajudar até mesmo com a embalagem, para evitar danos ao material, e transporte os itens da mudança. Isto é, desde os móveis até pequenos objetos. Contar com uma empresa especializada pode ser o ponto-chave para evitar estresse nesse momento. É o início de um novo ciclo!

Já conhece a Lossani Transportes?

Agora que você já sabe como fazer uma boa e eficiente limpeza pré-mudança, organize a sua com a Lossani Transportes!

Nossa empresa faz mudança residencial SP e oferece até o serviço de mudança interestadual. Realizamos um serviço completo, com desmontagem e embalagem de móveis.

Além disso, contratando nossa empresa você também tem seguro para a viagem sem custos adicionais ao contratante. Entre em contato e faça seu orçamento!