7 erros na hora da mudança residencial e como evitá-los!
Se você está pensando em se mudar, ou já tem uma data prevista para isso acontecer, precisa tomar alguns cuidados. Existem algumas coisas importantes que podem ajudar no processo. Na hora da mudança, tem gente que acha que não precisa organizar nada. Mas, a verdade é que exige muita dedicação e organização para que nada dê errado, ou seja, esquecido. Pensando nisso, a Lossani Transportes trouxe, no artigo de hoje, os principais erros que podem ser cometidos por quem está de mudança. Leia e certifique-se que não vai cometer nenhum deles!
Confira os 5 maiores erros na hora da mudança!
1 – Não planejar com antecedência
Ter um bom planejamento aumenta suas chances de sucesso e evita dores de cabeça quando chega a hora da mudança. Não existe um período certo de antecedência, mas é recomendado que você comece a organizar as coisas com pelo menos um mês. Pense que isso pode ajudar a evitar imprevistos e problemas de última hora. Imagine que você deixou para a última semana orçar com uma transportadora. Você não terá tempo hábil de negociar ou ainda comparar preços. É sempre bom ter comparação de uma empresa de confiança, como a Lossani, por exemplo, e verificar o histórico com outros clientes.
Depois disso, o tempo de antecedência te ajuda ainda com a parte burocrática. Lembre-se que você tem que cancelar contas e providenciar a troca do endereço de sua correspondência e assinaturas.
2 – Não separar objetos por categorias
Você pode achar insignificante, mas sabia que até para coisas que não quebram, como roupas, é preciso separar por categorias? Separe todos os seus objetos por categorias e depois das categorias por cômodos. Isso vai ajudar tanto na hora de embalar, mas, principalmente, depois de desembalar.
Coloque roupas de frio em uma caixa, roupas sociais em outra e roupas de praia em uma terceira. Isso ajuda na hora de organizar o armário no novo apartamento (ou casa).
3 – Embalar de qualquer jeito
Quando chega a hora da mudança, muitas pessoas se preocupam apenas com os itens mais frágeis e que podem ser facilmente danificados. Mas, a verdade é que tudo precisa de cuidado e atenção na hora de embalar. Os móveis, por exemplo, precisam ser desmontados por uma empresa experiente e embalados de acordo com a necessidade. Pode ser necessário usar mais de um tipo de material como plástico bolha, cobertor, caixas de papelão e outros.
Outra dica importante é fazer uma triagem antes do caminhão de mudanças chegar. Veja se tem algum móvel arranhado ou com cupim, por exemplo. Descarte o que não serve mais e doe o que ainda pode ser aproveitado. Essa dica é ainda mais valiosa quando você vai se mudar para um espaço menor.
4 – Não fazer seguro para os móveis
Ter um seguro para carregamento de móveis é ter uma proteção extra. Em caso de falhas no transporte ou caso haja danos em sua carga de mudança, o seguro gera ressarcimento.
O mesmo vale para casos de acidentes durante o percurso. Então não contratar um seguro pode ser uma ação que vai gerar prejuízos sobre eventuais perdas na mudança. Lembramos ainda que ele é obrigatório para movimentação de mudanças interestadual, segundo regra imposta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
5 – Fazer várias viagens ao invés de contratar uma empresa
Você pode até achar que sai mais barato chamar a família e amigos para ajudar na mudança levando itens e móveis aos poucos. Mas não é! Quando você faz isso, além de gastar com combustível, ainda perde mais tempo. Além disso, você tem que ter cuidado para não infringir nenhuma regra de trânsito. Por isso não é possível, por exemplo, viajar com o porta-malas aberto para caber um móvel maior. Ou ainda com um cabideiro saindo pela janela traseira de um carro de passeio. Além de ser multado, você ainda pode colocar em risco a vida de seus familiares, amigos e outras pessoas do trânsito.
6 – Não desapegar de objetos desnecessários
Mudar é uma ótima oportunidade para fazer uma limpeza e se livrar de coisas que você não usa mais. Por isso, veja o que fazer:
- separe roupas, sapatos e outros itens que não são mais úteis;
- doe para instituições de caridade ou faça um bazar para vender esses objetos;
- reduza a quantidade de itens a serem transportados, economizando tempo e dinheiro;
- desapegar pode tornar sua mudança mais leve e prática.
7 – Negligenciar os detalhes do novo local
Antes de mudar, é essencial verificar o novo imóvel para garantir que está tudo em ordem. Então confira o que fazer:
- faça uma vistoria detalhada do novo local;
- verifique as condições elétricas e hidráulicas;
- certifique-se de que a tensão elétrica é compatível com seus eletrodomésticos;
Por isso, conhecer bem o novo lar pode evitar surpresas desagradáveis e facilitar a adaptação.
Conte com a Lossani Transportes!
Está chegando a hora da mudança e você precisa de ajuda? A Lossani Transportes está no mercado há mais de 15 anos. Realizamos o serviço de transporte para mudanças em São Paulo.
Contamos com uma equipe treinada para fazer a desmontagem com equipamentos de mudança e embalagem dos itens para garantir segurança durante o deslocamento. Contratando nossa empresa você também tem a opção de colocar seguro para os móveis.
Então não perca tempo e entre em contato conosco e solicite um orçamento!